sábado, 7 de março de 2015

Privacidade & Internet - Você acha que seus emails são seguros?

Há mais de vinte e cinco anos, os cientistas no CERN criaram a World Wide Web. Desde então, a Internet transformou o maneira como nos comunicamos, a forma como fazemos negócios e até mesmo a maneira como vivemos. 

Em muitos aspectos, as idéias que deram origem ao Google, Facebook, Twitter e tantos outros tem transformado nossas vidas, e isso nos trouxe muitos benefícios reais como uma sociedade mais conectado. No entanto, também existem algumas desvantagens para isto. 

Hoje, cada pessoa tem uma quantidade surpreendente de informações pessoais online e nós adicionamos a esta informação online cada vez que postamos no Facebook, cada vez que pesquisamos no Google, e cada vez que enviamos um e-mail.

Você provavelmente esta pensando, bem, um e-mail, não há nada lá dentro, certo? Mas se você considerar o intervalo de um ano de e-mails, ou talvez até mesmo uma vida inteira de e-mail, coletivamente, isso diz muito. 

Diz onde estivemos, quem nós nos encontramos, e de muitas maneiras, até mesmo o que estamos pensando. E a parte mais assustadora sobre isso é nossos dados vão durar para sempre, seus dados podem e vão sobreviver a você. 

O que aconteceu é que nós, em grande parte, perdemos o controle sobre os nossos dados e também sobre a nossa privacidade.

Temos realmente que pensar sobre isso, perdemos privacidade, sim, mas, na verdade, também estamos perdendo a própria ideia de privacidade. 

Antes da invenção do e-mail, a comunicação era feita usando caratas, e o processo era muito simples. Escrever a mensagem em um pedaço de papel, colocá-lo em um envelope lacrado, colocar um selo e envia-lo para um endereço. 

Hoje em dia, quando você envia um e-mail, não estamos enviando uma carta. O que você está enviando, em muitos aspectos, é, na verdade, um cartão-postal, e é um cartão postal no sentido de que muitas pessoas podem vê-lo a partir do momento em que sai o seu computador.

A solução para este problema é conhecida há algum tempo, a mais simples é usar a criptografia, e a ideia é bastante simples. Então, a nossa forma de corrigir esse problema na verdade é relativamente fácil, Portanto, a questão que surge é, por que não foi feito ainda?

Bem, o modelo de negócio da Internet hoje não é compatível com a privacidade. Basta dar uma olhada em alguns dos maiores nomes da web, e você verá que a publicidade desempenha um papel fundamental no faturamento dessas empresas, e para otimizar os anúncios que são mostrados para nós, as empresas têm de saber tudo sobre nós. 

E se você pensar sobre isso, a melhor maneira de obter essa informação é limitando nossa privacidade.

Quando as histórias de Edward Snowden foram divulgadas, vários cientistas, pesquisadores e engenheiros do CERN decidiram ver o que poderia ser feito para que a sociedade civil possa ter suas comunicações realmente preservadas. 

Foi neste ambiente que a equipe idealizou um novo modelo de provedor de serviços de e-mail, denominado Proton-Mail.

Veja abaixo a apresentação do produto






ProtonMail é um serviço codificado gratuito baseado na web e-mail fundada em 2013 no centro de pesquisa CERN, desenvolvido por um grupo de cientistas, engenheiros, pesquisadores e programadores, unidos por uma visão comum de proteger as liberdades civis online.

ProtonMail é concebido como um sistema de conhecimento zero, usando a criptografia do lado do cliente para proteger e-mails e dados do usuário antes de serem enviados para os servidores ProtonMail, ao contrário de outros serviços de webmail comum, tais como Gmail e Hotmail. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário