O Grupo Vivo/Telefonica liderou o ranking de reclamações junto aos Procons que integram o Sistema Estadual de Defesa do Consumidor de São Paulo.
Em seguida, as empresas mais reclamadas foram o grupo América Móvil, com Claro, Embratel e NET, a a empresa Lenovo CCE. É a primeira vez, desde 2011, que uma companhia de produtos figura entre os dez primeiros colocados.
Segundo a Fundação Procon-SP, 942.511 consumidores recorreram aos Procons integrados ao Sistema em 2014. Desde o ano passado, o cadastro inclui reclamações registradas em mais 42 Procons municipais do estado de São Paulo.
O ranking lista reclamações fundamentadas, que são casos nos quais as demandas dos consumidores não foram solucionadas na etapa inicial dos atendimentos e transformadas em processos administrativos.
Como de costume, os setores de telecomunicações e financeiro lideram o ranking: 7 das 10 empresas ou grupos com maiores números de registros pertencem a esses segmentos, que tem um total de 21.431 reclamações.
Veja a lista com o TOP 20 do Procon SP
Mais importante do que a quantidade de reclamações registradas é o número de reclamações que não foram atendidas.
Note que os bancos tem o maior percentual de reclamações fundamentadas, com processos administrativos abertos e que NÃO FORAM atendidas.
1º - Vivo/Telefônica
Atendidas: 2.801 (62,49%)
Não atendidas: 1.681 (37,51%)
Total: 4.482
2º - América Móvil (Claro/Net/Embratel)
Atendidas: 3.070 (81,89%)
Não atendidas: 679 (18,11%)
Total: 3.749
3º - Lenovo CCE
Atendidas: 2.035 (82,56%)
Não atendidas: 430 (17,44%)
Total: 2.465
4º - Itaú Unibanco
Atendidas: 881 (42,32%)
Não atendidas: 1.201 (57,68%)
Total: 2.082
5º - Oi
Atendidas: 1.167 (61,07%)
Não atendidas: 744 (38,93%)
Total: 1.911
6º - Bradesco
Atendidas: 1.088 (57,47%)
Não atendidas: 805 (42,53%)
Total: 1.893
7º Grupo GPA
Atendidas: 1.019 (72,68%)
Não atendidas: 383 (27,32%)
Total: 1.402
8º - Tim Celular SA
Atendidas: 1.029 (73,66%)
Não atendidas: 368 (26,34%)
Total: 1.397
9º - Sky Brasil
Atendidas: 1.013 (74,10%)
Não atendidas: 354 (25,90%)
Total: 1.367
10º - Caixa Econômica Federal
Atendidas: 399 (38,81%)
Não atendidas: 629 (61,19%)
Total: 1.028
11º - BMG
Atendidas: 428 (57,14%)
Não atendidas: 321 (42,86%)
Total: 749
12º - Samsung
Atendidas: 566 (77,11%)
Não atendidas: 168 (22,89%)
Total: 734
13º - BV (Financeira, Banco Votorantim)
Atendidas: 286 (39,18%)
Não atendidas: 444 (60,82%)
Total: 730
14º - Santander
Atendidas: 348 (51,10%)
Não atendidas: 333 (48,90%)
Total: 681
15º - Mabe Brasil (GE, Dako e Continental)
Atendidas: 458 (69,82%)
Não atendidas: 198 (30,18%)
Total: 656
16º - Eletrolux do Brasi
Atendidas: 505 (78,54%)
Não atendidas: 138 (21,46%)
Total: 643
17º - Panamericano
Atendidas: 211 (38,09%)
Não atendidas: 343 (61,91%)
Total: 554
18º - Uol
Atendidas: 239 (46,14%)
Não atendidas: 279 (53,86%)
Total: 518
19º - Motorola
Atendidas: 438 (85,71%)
Não atendidas: 73 (14,29%)
Total: 511
20º - Microcamp
Atendidas: 190 (37,48%)
Não atendidas: 317 (62,52%)
Total: 507
Nenhum comentário:
Postar um comentário