domingo, 18 de janeiro de 2015

NÃO ME DESCONECTE - CAMPANHA DO IDEC CONTRA A ALTERAÇÃO NOS PLANOS DE DADOS DAS OPERADORAS DE TELEFONIA CELULAR



PARTICIPE DA CAMPANHA



Os planos pré-pagos e controle de internet para celular estão sofrendo uma alteração. A redução da velocidade após o consumo da franquia de dados está deixando de valer para esses planos. Agora, atingido o limite de download, o acesso à internet será cortado! Para voltar a se conectar pelo celular, é necessário contratar um pacote adicional. Vivo e Oi já alteraram os planos de parte dos seus clientes e Claro e TIM planejam fazer o mesmo. 

Os consumidores de planos pré-pagos e controle são a grande maioria dos clientes de celular. É, portanto, uma mudança de grande impacto. Muitas pessoas estão sendo afetadas e sequer tiveram a oportunidade de escolher o que preferem. O CDC (Código de Defesa do Consumidor) não permite que o fornecedor de serviços altere unilateralmente as condições que foram contratadas pelo consumidor, sendo a velocidade reduzida uma dessas condições. 

Grande parte dos planos de internet ativos nos celulares se baseiam ou se baseavam nesse modelo. Durante muito tempo foram, inclusive, vendidos e contratados como planos “ilimitados”, já que mesmo o consumo de toda a franquia não levava ao corte da conexão. Ao contrário do que foi combinado inicialmente, milhares de pessoas passarão a ser desconectadas ao fim da franquia sem terem concordado com isso.

Utilize a ferramenta no site do IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) e envie uma mensagem às operadoras de telecomunicações se você também discorda desta mudança! 



Segundo pesquisa feita pelo Idec com os internautas, 84% dos mais de 350 participantes não concordam o fim da velocidade reduzida. Apesar de essa prática também ter problemas, os consumidores ainda a consideram melhor do que o corte total da conexão. Essa pesquisa também apontou outros problemas e destacou reclamações relativas a essa recente mudança - Veja o relatório completo aqui.

Novamente, estamos diante de um acordo não cumprido pelas operadoras. Os usuários com planos ativos têm o direito de exigir que se mantenha o que foi combinado. Mesmo nos casos em que a redução da velocidade era tratada pela operadora como uma promoção, isso não era devidamente informado ao consumidor e não pode ser usado agora em favor das teles. 

Junte-se a nós para pedir à Vivo, Oi, Claro e Tim que pelo menos cumpram o que prometeram! Para que NÃO desconectem os usuários pré-pagos e da modalidade controle que contrataram planos com velocidade reduzida! 

Nossa ferramenta enviará e-mails para as duas empresas que ainda não mudaram sua prática quanto ao fim da franquia de dados, Claro e Tim, para que não o façam, e também para as duas empresas que já mudaram, Vivo e Oi, para que repensem sua decisão, respeitem seus atuais consumidores e ouçam essa reivindicação também para os novos clientes. Participe!

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